Avaliação:respostas

Nome

Escola

Pontos positivos

Pontos negativos

Rosa Maria Pelegrini

EM Professor Otávio Batista Coelho Filho

Cursos importantes para nossa atuação na escola. As temáticas foram bastante variadas, sempre buscando o envolvimento de alunos e professores na produção e sistematização do conhecimento. A perspectiva adotada pelo NTE nestes 4 anos foi de promover sempre aprendizagem colaborativa.  O atendimento foi excelente, estando a equipe sempre disposta todas as vezes que procuramos ajuda para nossas dificuldades, seja da mais corriqueira à implantação de nova política de informática educativa na escola.

Em relação aos itens mencionados, não tenho nada de negativo a mencionar. O que me pareceu negativo, neste período, diz respeito mais à Assessoria de Tecnologia Educacional, ao CRT e à própria SME que não conseguiram fazer a manutenção necessária nas máquinas e nem a reposição de equipamentos tão necessárias aos laboratórios de informática das escolas. Mas a formação continuada esteve à frente na tentativa de superar estas limitações.

Chirlly Cristine de Freitas

EM Professora Irene Monteiro Jorge

Os cursos foram relevantes à nossa função; cursos dinâmicos; estrutura de apresentação didática; monitores empenhados; preparação dos cursos sempre pensando na melhoria do nosso trabalho.

Não tenho pontos negativos e apontar.

Patrícia Pereira de Souza

EM Professor Ladário Teixeira

Cursos e novas tecnologias para melhorar o trabalho no laboratório. Bom atendimento e atenção com relação as dúvidas e problemas relatados nos laboratórios.

Faltou maior acompanhamento e visitas as escolas. Problemas técnicos não foram resolvidos principalmente com relação a reposição de máquinas e equipamentos estragados. Alguns cursos ficaram a desejar com relação aos palestrantes, às vezes por não conhecer quem deu o curso.

Carolina Teles Rodrigues

EM Professor Otávio Batista Coelho Filho

Avalio positivamente o trabalho da equipe pois atendeu muito as minhas expectativas, uma vez que os cursos oferecidos propiciaram um vasto aprendizado.

Os pontos negativos é que deveriam continuar.

Hilda Loiola Ferreira Gomes

EM Professora Stella Saraiva Peano

(Caic Guarani)

Foram oferecidos alguns cursos interessantes para aprimoramento do trabalho; a equipe sempre atenciosa e disposta em ofertar assuntos da atualidade para ajudar o professor, porém deixou a desejar em algumas formações.

Mudança da equipe durante várias vezes sem comunicar, atrapalhando assim a continuidade dos trabalhos.
Alguns integrantes não atuavam em laboratório, distanciando assim da realidade. O horário de atendimento de meio período dificulta bastante.

Neires Maria Martins Silva

EM Professora Stella Saraiva Peano

(Caic Guarani)

A equipe teve a boa vontade em oferecer cursos e oficinas bem interessantes. Alguns deles podem ser aproveitados nos laboratórios com os alunos, outros nem tanto.  A equipe fez o possível dentro de suas possibilidades.

Houve muita mudança da equipe durante esta gestão, isto atrapalhou o desenvolvimento de um trabalho contínuo e alguns destes integrantes não tinham uma boa capacitação para liderar. Boa parte da gestão a liderança do NTE trabalhava apenas meio período, tempo insuficiente para realizar um bom trabalho. O atendimento nas escolas não foi realizado pela falta de pessoal, o que é muito importante. Na verdade, houve um cero abandono dos laboratórios, não pela equipe do NTE, mas pela própria gestão.

Raquel Ferreira da Silva

EM Doutor Joel Cupertino Rodrigues

Os cursos oferecidos pelo NTE foram bem proveitosos enriquecendo a nossa prática pedagógica.
Tive a oportunidade de colocar em prática vários programinhas que aprendi nas formações em prática e  obtive resultados positivos, os alunos gostaram muito.

Os cursos oferecidos foram mais focados para 6º ao 9º ano ficando um pouco esquecido 1º ao 5º ano; às vezes a metodologia usada por certos palestrantes dificultava a compreensão; pouco recurso humano no NTE para atender as demandas das escolas.

Maria Aparecida Cardoso de Castro de Cesero

EM Professor Luís Rocha E Silva

Toda mudança traz um certo desconforto, mas sei que a equipe se empenhou da melhor forma possível para atender a demanda dos laboratórios. Com alguns cursos oferecidos, com softwares gratuitos podendo ser facilmente acompanhados.

A equipe do NTE com poucas pessoas dificultou o trabalho. Não dando condições para conhecerem realmente a realidade de cada laboratório. Alguns dos recursos que usávamos, ficamos sem respaldo. Neste último ano, com o curso Linux, tentaram dar um suporte.

Lucimar Pires de Jesus Amâncio

EM Professor Otávio Batista Coelho Filho

Pessoal muito competente, gentil, organizado e prestativo. Cursos oferecidos sempre acrescentam algo para nossa prática. A comunicação sobre a formação continuada ficou perfeita.

A comunicação a respeito dos problemas técnicos e pedagógicos enfrentados no dia-a-dia poderia ter sido mais constante. O núcleo poderia ter sido também elo de ligação entre laboratórios e o técnico em favor do funcionamento a contento do melhor atendimento ao pedagógico.

Ana Cláudia Jacinto Peixoto de Medeiros

EM Professora Orlanda Neves Strack

Apesar de pequena, a equipe do NTE se empenhou muito em disponibilizar ferramentas gratuitas e de fácil acesso.

Pelo fato de se ter uma equipe pequena houve algumas falhas de comunicação.

Adamar Inácio Gonçalves

EM Professora Irene Monteiro Jorge

Durante o período em referência foram ministrados cursos muito interessantes, com muita boa vontade da equipe em atender os colegas com dificuldades.

Não percebi.

Célia Regina Luiza de Rezende

EM Profa. Maria Regina Arantes Lemes

A equipe do NTE se disponibilizou a nos ajudar em tudo, na confecção do site da escola principalmente. Os encontros foram muito bons, pois a formação continuada é muito importante para nós. Sempre que tive dificuldades me atenderam com a maior boa vontade, sanando minhas dúvidas. Devemos estar estudando sempre, e nos atualizando para estarmos passando novas tecnologias para nossos alunos. A comunicação estabelecida foi muito boa.

Faltaram as visitas as escolas, mas entendemos que a equipe do NTE foi ficando muito reduzida para que ocorresse as visitas. O curso de Linux oferecido pelo IFTM deixou muito a desejar, mas como a formação deles é só técnica é normal isso ocorrer.

Susana Maria Martins Junqueira

EM Professora Maria Leonor de Freitas Barbosa

Encontros de formação sempre oferecendo novidades com relação ao uso de softwares educacionais.

Equipe muito pequena

Eni Benedita Lina da Silva

EM Sebastião Rangel

Eu entrei em abril/2016 e sempre que precisei fui orientada

Os encontros de formação foram satisfatórios.

William Santos

EM Guarda Antônio Rodrigues do Nascimento

Como foram poucas as formações que eu perdi, posso dizer que a maneira com que a equipe do NTE conduziu os encontros foi eficiente e agradável. Os cursos e oficinas oferecidos foram interessantes. Considero a ideia de trabalhar com softwares livres extremamente pertinente. Foi interessante a utilização de atividades à distância. A parceria com o IFTM também trouxe enriquecimento.

Na minha opinião, as dificuldades que houveram se devem às condições de infraestrutura atuais, bem como situações de ordem política alheias à equipe do NTE.  Aquilo que não deu certo, que eu me lembro, tem a ver com espaço físico inapropriado, máquinas ruins, falta de investimento e falta de sintonia entre Inspeção e NTE.

Luziana Francisca de Melo

EM Professor Sérgio De Oliveira Marquez

Em relação à formação com os professores, acho que foi legal, mesmo apesar da escassez de recursos a equipe buscou usar a criatividade para mostrar e/ou apresentar recursos úteis e gratuitos para o uso em sala de aula. A meu ver, o mais interessante deles foi o Google Sala de Aula - Google for Education. Criamos o nosso domínio, arcamos com as despesas e está funcionando.

Uma questão que foi muito ruim, foi a falta de funcionários na equipe. Acho que é muito trabalho para pouca gente.... Diante dessa situação acho que fizeram muito. Em relação ao atendimento, recursos oferecidos, não houve nenhum problema a meu ver, houve sim, problemas, em relação às estruturas oferecidas, o que não é culpa da equipe e sim da estrutura tanto do NTE quanto dos laboratórios das escolas. Computadores antigos, ultrapassados, falta de assistência técnica adequada, ausência de reparos, muitas vezes nossa formação ficou comprometida por falta de internet, por computadores não funcionarem...

Luciano Eurípedes Morais

EM Antônio Martins Silva

A formação possibilitou o acesso a ferramentas úteis e necessárias para o trabalho no laboratório de informática. A equipe sempre se mostrou solícita e atenciosa em todas as ocasiões em que necessitei de ajuda, orientações e esclarecimentos. Os cursos oferecidos permitiram potencializar o trabalho diário desenvolvido no laboratório, oferecendo alternativas interessantes e práticas para a atividades desenvolvidas. Todas as formações de que participei, acrescentaram conhecimentos que se mostraram necessários e eficazes para as diferentes situações e desafios que são inerentes ao trabalho com a informática educativa no âmbito de uma escola de ensino fundamental. A comunicação estabelecida permitiu acesso fácil e rápido às informações necessárias para a participação nos cursos, bem como, para solicitar informações, apoio e esclarecimentos junto à equipe do NTE. Outro fator extremamente positivo foi o fato de ter sido priorizado o uso de ferramentas gratuitas disponíveis na internet.

Os pontos negativos estão mais associados à falta de manutenção das máquinas nas escolas. Embora consciente de que a equipe do NTE tenha se empenhado muito em buscar soluções, e de que essas soluções dependiam de um investimento feito pelo governo municipal, essa situação dificultou o trabalho cotidiano no laboratório, com máquinas em funcionamento precário, ou mesmo sem condições de uso.  No que se refere à formação em específico não tenho críticas a registrar, considero que o trabalho realizado foi bem organizado e efetivado, possibilitando agregar e compartilhar conhecimentos e experiências. Reitero os meus agradecimentos a toda a equipe do NTE.

Antônia Aparecida Marques e Silva

EM Professor Milton de Magalhães Porto

Vejo que os responsáveis pelo NTE nesse período citado procuraram dentro das possibilidades buscar uma visão diferenciada, diversificando as formações   continuadas, procurando sugestões práticas e viáveis para aplicação na nossa prática do dia a dia.

Não vejo pontos negativos, algumas dificuldades que surgiram não por causa da equipe e sim do sistema.

Jeanne Jesuíno Cardoso Rodrigues

EM Professor Mário Godoy Castanho

Esse ano tivemos encontros bastante interessantes e produtivos. Acredito que os temas da formação melhoraram bastante, principalmente nos últimos dois anos. Em minha opinião, encontros com temas específicos de nossa área (apresentando softwares, experiências, possibilidades de trabalho, etc.) são muito mais interessantes que encontros com temas "gerais”. O site do NTE também é um ponto muito positivo, de fácil acesso e bem organizado, facilitando a comunicação e busca de informações. Outro ponto que merece ser destacado foi a parceria com as instituições federais que promoveram encontros e cursos, possibilitando nossa participação de forma gratuita. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!!

Como um ponto a melhorar, sugiro maior cobrança dos responsáveis pelas manutenções nos laboratórios, bem como junto ao departamento responsável pela compra de peças para os computadores. Seria interessante também uma campanha de conscientização junto aos diretores escolares, a ser repassada para os professores da escola, sobre os objetivos dos laboratórios de informática - para que entendam que não é apenas um momento de diversão e relaxamento, mas uma extensão da sala de aula, mostrando aos professores regentes que eles são responsáveis pelo conteúdo da aula a ser ministrado.

Renata Cristina Felix Machado

EM Professora Orlanda Neves Strack

Participei pouco nesse tempo porque tirei 2 licenças maternidades. Mas do que precisei sempre fui atendida. Sobre o site da escola, agora sim…um site de verdade em que temos autonomia para atualizar.

Acho que quando tínhamos suporte técnico como pessoal do NTE era mais fácil porque era mais rápido. O suporte técnico também podia ser feito com ajuda do NTE porque seria mais ágil. Às vezes nosso problema é tão fácil de resolver e temos que esperar muito tempo.

Lucinéia da Costa Souza

EM Bairro Shopping Park

Sempre procurei auxílio e fui muito bem atendida. Coordenaram de 2013 a 2016 sem investimento para reparo ou aquisição/ locação de equipamentos. Essa condição, não os impediu de buscar recursos que auxiliassem nossa prática pedagógica, dentre eles destaco a sugestão da plataforma educacional do Google (Google Classroom). Em apenas cinco meses de utilização, colaborou para revitalizar o laboratório de informática. Mesmo com apenas 16 micros funcionando, provocou mudanças afetivas e efetivas, interação/colaboração/autonomia entre professor/aluno, aluno/ aluno. Se já fizeram tanto, com tão pouco, imagino como seria com recursos. Avalio como excelente.

Nenhum