NTE
NTE - Núcleo de Tecnologia e Educação é respons
ável pelo trabalho pedagógico realizado em 51 laboratórios de Informática Educativa das Escolas Municipais. O Núcleo tem como frentes de atuação: desenvolvimento e aplicação de projetos educacionais interdisciplinares ligados ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), envolvendo alunos e professores da rede municipal no que diz respeito à demanda social de inclusão digital; organizar e ministrar cursos de formação continuada para os professores de Informática Educativa, bem como oficinas, palestras e trocas de experiências que estimulem o aprendizado e a criatividade das crianças (produção de vídeos, animações, textos informativos, e outros materiais com o uso de ferramentas de multimídia); visitas pedagógicas às escolas da rede municipal para acompanhar o trabalho desenvolvido nos laboratórios de informática; orientar o trabalho de professores quanto ao uso de softwares educacionais e estratégias de criação e manutenção de sites e blogs educativos; viabilizar a implantação do diário eletrônico nas escolas municipais.

Formação Continuada dos professores

    Dentre as ações do NTE, destaca-se a Formação Continuada do professor de Informática Educativa com o objetivo de atender, orientar e acompanhar o trabalho desenvolvido nos laboratórios das escolas, por meio de reuniões mensais, cursos, oficinas, palestras e trocas de experiências que acontecem no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) e nas escolas da rede.

 Visitas às escolas

    As visitas da equipe do NTE aos laboratórios das escolas têm como objetivo acompanhar, de forma efetiva, o trabalho dos professores, orientando-os quanto ao uso de softwares, desenvolvimento de projetos, estratégias para o uso do laboratório pelos alunos, dentre outros.

 Desenvolvimento de projetos

    O NTE desenvolve projetos interdisciplinares, envolvendo o uso da informática voltado para alunos e professores das escolas.  O que possibilita o conhecimento de novas ferramentas de trabalho que estimulem a criatividade. A partir do uso de programas específicos, os alunos são capacitados a produzir vídeos, animações, textos informativos, e outros materiais com ferramentas de multimídia. Incorporando, assim, o uso de novas tecnologias em sala de aula. Os resultados dos projetos são divulgados para toda comunidade criando um espaço de visibilidade para a própria escola.

Sites e blogs educativos 

    Oferecer suporte para a  criação e manutenção de sites padronizados para as escolas municipais.